O Complexo São Pedro e Paulo, desenvolvido pelas empresas pernambucanas Kroma Energia e Elétron Energy, recebeu autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para iniciar suas operações comerciais. Localizado no município de Flores, no interior de Pernambuco, o complexo de usinas solares fotovoltaicas está agora apto a vender energia.
“É um dos passos mais importantes de uma usina. Isso significa que já foram feitos todos os testes e que o Operador Nacional do Sistema Elétrico indicou que estamos aptos para entrar em operação comercial”, salienta o gerente de Geração de Energia da Kroma, Filipe Godoy Souza. As usinas autorizadas pela Aneel são: São Pedro e Paulo I, São Pedro e Paulo V, São Pedro e Paulo VI e e São Pedro e Paulo VIII. Juntas, essas unidades somam 83,9 megawatts (MW) de capacidade.
A Kroma Energia totaliza 1,8 gigawatts (GW) comercializados e administra 500 unidades consumidoras. Em termos de geração, a empresa soma 4,6 GW em projetos, considerando tanto a potência instalada quanto projetos em desenvolvimento.
Em paralelo, a Kroma está desenvolvendo uma nova usina, o Complexo Arapuá, localizado no município de Jaguaruana (CE), com capacidade de 250 MWp em sua primeira fase, e o Complexo Colinas, localizado no município de Brejão (PE), com capacidade de 130 MWp. A previsão é que ambas as usinas entrem em operação em 2026.