Em alusão ao mês da juventude, Superintendência Regional do Trabalho realiza o Empresa Pro

A Superintendência Regional do Trabalho em Pernambuco (SRTE-PE) realiza, em alusão ao Mês da Juventude, a edição 2024 do programa Empresa Pro, iniciativa coordenada pelos setores de Combate ao Trabalho Infantil e de Inserção de Aprendizes no Mercado de Trabalho. O objetivo é gerar vagas de aprendizagem para adolescentes que estão ou estiveram em situação de trabalho infantil. As empresas participantes recebem o certificado “Empresa que contribuiu para Proteger, Promover e Profissionalizar Adolescentes e Jovens Egressos do Trabalho Infantil em Pernambuco (Empresa PRO)”.

A cerimônia de certificação ocorre nesta quarta-feira (20), às 10h, no auditório da SRTE-PE (Av. Agamenon Magalhães, 2000, Espinheiro, Recife). Serão reconhecidos 21 estabelecimentos públicos e privados que contrataram 33 adolescentes retirados do trabalho infantil. Para receber o selo, é necessário contratar jovens do banco de dados de combate ao trabalho infantil da Superintendência e estar em cumprimento integral da cota de aprendizagem; três estabelecimentos deixarão de ser certificados por não atenderem a esse requisito. “Desde 2012, o evento já certificou mais de 200 estabelecimentos que acreditaram no potencial de cerca de 400 adolescentes e jovens”, informa a auditora Simone Brasil, coordenadora de aprendizagem na SRTE-PE.

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, em julho de 2025 o Brasil tinha potencial para 1.110.209 aprendizes, mas 648.465 estavam contratados (58,41%). Em Pernambuco, 35.690 jovens poderiam ser aprendizes e 20.288 estavam contratados (56,85%). Simone destaca que os percentuais consideram a cota mínima de 5% e afirma que, se a cota máxima de 15% fosse aplicada, o Estado poderia alcançar “mais de 107 mil adolescentes e jovens contratados”. A SRTE-PE reforça que a aprendizagem é uma via segura e digna para retirar adolescentes do trabalho infantil.

Notícias relacionadas