
Um terremoto de magnitude 7,4 atingiu a região da Terra do Fogo, entre Chile e Argentina, na manhã desta sexta-feira (3), com epicentro no mar, a 219 km ao sul de Ushuaia, na Argentina. O tremor ocorreu às 9h58 (horário de Brasília), na Passagem de Drake, entre o extremo sul do continente e a Antártida, com profundidade de 10 km, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). A área registrou pelo menos seis tremores secundários nas horas seguintes, mas não há relatos de danos estruturais nas cidades mais próximas.
Como medida de precaução, cerca de 1.825 pessoas foram evacuadas das áreas costeiras da região de Magallanes, no Chile, após alerta do Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres. No lado argentino, moradores de Puerto Almanza, a 75 km de Ushuaia, também foram orientados a buscar abrigo em locais mais altos. As atividades marítimas e de navegação foram suspensas temporariamente.
O Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha do Chile alertou para risco de um pequeno tsunami, com ondas de até dois metros, nas próximas horas. O presidente chileno, Gabriel Boric, pediu colaboração da população em sua conta no X (antigo Twitter), ressaltando a importância de seguir as orientações das autoridades para garantir a segurança de todos.