STF julga nesta terça se Bolsonaro vira réu por tentativa de golpe

O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta terça-feira (25) o julgamento que pode transformar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete investigados em réus por tentativa de golpe de Estado. A denúncia foi apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), que aponta os envolvidos como membros de uma organização criminosa que buscou abolir, de forma violenta, o Estado Democrático de Direito após as eleições de 2022.

A análise será conduzida pela Primeira Turma do STF, composta pelos ministros Alexandre de Moraes (relator), Cristiano Zanin (presidente), Cármen Lúcia, Luiz Fux e Flávio Dino. O julgamento pode se estender por até três sessões. Na primeira audiência, prevista para as 9h30, haverá a leitura do relatório, sustentação oral da PGR e a manifestação das defesas. Somente após essas etapas, os ministros iniciarão a votação sobre a admissibilidade da denúncia.

Além de Bolsonaro, também serão julgados Mauro Cid, Braga Netto, Anderson Torres, Augusto Heleno, Paulo Sérgio Nogueira, Almir Garnier e Alexandre Ramagem. Eles são acusados por crimes como tentativa de golpe, organização criminosa armada, dano ao patrimônio público e deterioração de bem tombado. Caso a denúncia seja aceita, todos se tornarão réus e passarão a responder formalmente a processo judicial no Supremo.

Foto: Reprodução

Notícias relacionadas