Suape e Secretaria de Agricultura lançam Pacto pelo Agro em Pernambuco

O Governo de Pernambuco lançou nesta terça-feira (16) o Pacto pelo Agro, iniciativa que une o Porto de Suape e a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca (SDA-PE) em uma força-tarefa voltada ao fortalecimento do escoamento da produção agrícola, pecuária e pesqueira do Estado. O comitê permanente de trabalho vai discutir soluções logísticas, destravar gargalos e ampliar as operações do complexo portuário para atender às demandas do setor. O lançamento ocorreu na sede da secretaria, com a presença do titular da pasta, Cícero Moraes, e do diretor-presidente de Suape, Armando Monteiro Bisneto.

De acordo com Cícero Moraes, a proposta busca criar um ambiente de colaboração entre governo, setor produtivo e logística portuária. “Hoje estamos dando o pontapé de um movimento permanente, que vai gerar impacto para o desenvolvimento do nosso Estado. Vamos trazer todos à mesa de discussões para implementar um plano concreto com produtores, técnicos, exportadores e a diretoria de Suape”, afirmou. O secretário destacou que o pacto representa um esforço para estruturar soluções de médio e longo prazo e ampliar a presença de Pernambuco nos mercados nacional e internacional.

Armando Monteiro Bisneto ressaltou que o acordo ganha reforço estratégico com a chegada do APM Terminals Suape, previsto para operar no segundo semestre de 2026, com investimento de R$ 1,6 bilhão. “O equipamento será o primeiro 100% elétrico da América Latina, trazendo tecnologia de ponta e foco em sustentabilidade, o que deve ampliar a competitividade do complexo portuário”, disse. O gestor também citou investimentos em curso, como a construção dos Cais 6 e 7, no valor de R$ 600 milhões, e a instalação de um terminal de granéis sólidos com capacidade para movimentar 770 mil toneladas ao ano, além da atuação da Masterboi, que exporta 90% de sua produção de carne bovina via Suape.

Notícias relacionadas