
A Mostra de Arte e Design de Pernambuco (MADE Pernambuco) abre sua 16ª edição nesta quarta-feira (17), no Piso L1 do Shopping RioMar, no bairro do Pina, Zona Sul do Recife. O evento, que segue até o dia 30 de setembro com entrada gratuita, traz o tema “Mãos de Pernambuco, talento que nasce aqui, arte que encanta em todo lugar” e se consolida como uma das principais vitrines do artesanato e do design autoral do estado.
Com mais de 60 expositores, a feira reúne peças sustentáveis e originais que vão de acessórios e moda a cerâmica, decoração e esculturas. A diversidade das criações destaca a força cultural pernambucana e aposta no consumo consciente, com preços acessíveis. Entre os trabalhos expostos, o público encontrará móveis em madeira e resina, biojoias, objetos religiosos, bolsas, luminárias e artigos infantis. “Nesta edição, estamos homenageando quem faz o artesanato pernambucano, destacando as mãos talentosas de nosso estado tão rico”, afirmou a organizadora Tacy Pontual, que também atua como designer e artesã.
De acordo com a organização, a MADE movimenta cerca de R$ 1 milhão a cada edição. O setor do artesanato, segundo dados do IBGE, é responsável por cerca de R$ 100 bilhões anuais no Brasil, representando 3% do PIB nacional e garantindo sustento para 8,5 milhões de pessoas, em sua maioria mulheres.