
Com a chegada do verão e as temperaturas elevadas, a escolha do vinho ideal para momentos de lazer e confraternização se torna essencial. A sommelière Keli Bergamo, embaixadora da premiada vinícola chilena Viña Morandé no Brasil, recomenda três estilos de vinhos tranquilos – sem borbulhas – que garantem frescor e leveza para a estação.
Entre as sugestões, os vinhos brancos jovens se destacam pelo frescor e pelas notas frutadas e florais. Segundo Keli, rótulos de sauvignon blanc, chardonnay e semillon são ideais para harmonizar com saladas frescas, frutos do mar e pratos da culinária asiática. Outra aposta certeira para o verão são os vinhos rosés frutados, que apresentam coloração vibrante e sabores que remetem a frutas vermelhas frescas, como morango e framboesa. “São opções versáteis que combinam com encontros na piscina, frutos do mar, bruschettas de tomate e charcutarias”, explica a sommelière.
Já os tintos, apesar de geralmente associados ao inverno, também podem ser apreciados na estação mais quente do ano. Para isso, Keli recomenda rótulos mais leves e pouco tânicos, elaborados com uvas como pinot noir e país. “Esses vinhos podem ser servidos a uma temperatura ligeiramente mais baixa, tornando a experiência ainda mais agradável e refrescante”, destaca.
Fotos: Divulgação