
A governadora Raquel Lyra (PSD) sancionou nesta terça-feira (16), no Palácio do Campo das Princesas, a autorização para o Estado contrair operação de crédito de R$ 1,5 bilhão. Os recursos serão destinados a obras de infraestrutura consideradas estratégicas, como o Arco Metropolitano e a duplicação da BR-232. A solenidade contou com a presença de deputados estaduais aliados da base governista.
O projeto, enviado em regime de urgência em 20 de março, enfrentou quase seis meses de atraso em sua tramitação e se tornou um dos principais pontos de embate entre governo e oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O impasse levou, inclusive, ao trancamento da pauta legislativa em maio. Durante o período, a governadora intensificou as pressões pela aprovação, alegando a necessidade do crédito para viabilizar obras prioritárias.
Na análise pelas comissões, o deputado Waldemar Borges (MDB), relator na Comissão de Justiça, cobrou mais transparência sobre operações anteriores. Já na Comissão de Finanças, o deputado Antônio Coelho (UB) sugeriu que metade dos recursos fosse repassada aos municípios, proposta acatada por Borges em um texto substitutivo. No entanto, em votação no plenário no último dia 9, a base governista articulou a derrubada da mudança e garantiu a aprovação do texto original, agora sancionado por Raquel Lyra.