Raquel Lyra recebe missão do Conselho Nacional de Direitos Humanos para combater discurso de ódio em Pernambuco

A governadora Raquel Lyra recebeu na noite passada (25), no Palácio do Campo das Princesas, a missão do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) para o combate ao crescimento de discursos de ódio e práticas violentas. A visita integra uma ação nacional que reúne instituições locais, colhe evidências e busca articular, em parceria com os estados, políticas públicas de enfrentamento ao neonazismo e ao extremismo. Durante o encontro, Raquel Lyra recebeu um relatório com sugestões de ações estatais e afirmou que “todo o time do Governo de Pernambuco está empenhado em enfrentar duramente todo e qualquer discurso de ódio” e que o CNDH “pode contar sempre conosco”.

Em sua fala, a secretária estadual de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência, Joanna Figueirêdo, destacou as iniciativas em curso para evitar a proliferação de discursos intolerantes em Pernambuco: “Nós temos campanhas voltadas à diversidade, ao respeito à população LGBTQIAPN+ e às minorias étnicas, além de ações voltadas à população idosa. A chegada do CNDH a Pernambuco vem para fortalecer e nos direcionar enquanto Estado para o fomento dessa discussão”.

A missão é coordenada pela presidente do CNDH, Charlene Borges, e pelo conselheiro Carlos Nicodemos e faz parte de um conjunto de 12 visitas que o conselho realizará em diversos estados. Segundo Charlene, “o diálogo com o Poder Executivo estadual é central” para a elaboração de um relatório de enfrentamento ao discurso de ódio e às células neonazistas. Nicodemos elogiou o trabalho integrado do governo e afirmou que “com esse memorando um compromisso foi assumido, no sentido de criar ações e políticas para esse tema”.

Notícias relacionadas