
Foto: Divulgação
A governadora Raquel Lyra (PSDB) assinou , ontem (14), a ordem de serviço para as obras de requalificação do Aeroporto Santa Magalhães, em Serra Talhada, no Sertão do Pajeú. A cerimônia contou com a presença da vice-governadora Priscila Krause (Cidadania). As obras serão realizadas em parceria com o governo federal, através do Ministério de Portos e Aeroportos.
Os investimentos previstos são de R$ 14 milhões. As obras irão possibilitar adequação na pista de pousos e decolagens, permitindo o deslocamento de aviões de maior porte no local. A previsão é de que o equipamento seja entregue em junho do próximo ano.
“Essa obra irá ampliar a capacidade do aeroporto de Serra Talhada, ligando o Sertão do Pajeú a todo o Estado e ao mundo. Já temos recursos em caixa e licitação feita. Agora é acompanhar a obra para entregar à população”, destacou Raquel Lyra.
As obras serão realizadas por meio da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura. Os serviços incluem a criação de um novo pátio de aeronave e taxiway (faixa de pista que conecta às zonas de hangares), sinalização das faixas de pista e áreas de segurança, drenagem, estação meteorológica, cerca operacional e estacionamento de veículos.
A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), afirmou que o incremento irá atrair mais oportunidades para toda a região. “Quando encurtamos distâncias atraímos mais desenvolvimento e, dessa forma, Serra Talhada potencializa o seu poder econômico, porque se torna mais atrativa para as empresas que vêm investir na cidade”, comentou.
A readequação do espaço é necessária para a atração de novos voos na região, recebendo aviões com a capacidade de transportar até 132 passageiros. Atualmente, o aeroporto conta com três frequências diárias de voos da Azul Linhas Aéreas em aviões Cessna Gran Caravan com capacidade para nove passageiros.