
O turismo em Pernambuco registrou crescimento acima da média nacional em 2024, com um aumento de 4,4% no volume de serviços e 10% na receita nominal do setor em relação ao ano anterior. Os dados, analisados pelo Observatório do Turismo de Pernambuco com base em informações do IBGE, também apontam um crescimento expressivo na comparação com 2019, ano pré-pandemia, quando o volume de serviços turísticos subiu 6,1% e a receita aumentou 42,2%. O estado se consolidou como o segundo maior em receita turística no Nordeste, atrás apenas da Bahia.
Para o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Paulo Nery, os números refletem um trabalho estratégico de promoção do estado. “O crescimento de 10% na receita mostra que Pernambuco está mais competitivo. Nosso Carnaval, que já está aquecendo o turismo, reforça essa tendência”, destacou. O avanço do setor é resultado de investimentos em infraestrutura, eventos de grande porte e ações de promoção turística internacional.
O Carnaval de 2025 promete impulsionar ainda mais os índices, com um aumento previsto de 10,5% no fluxo de passageiros no Aeroporto Internacional do Recife entre 28 de fevereiro e 5 de março. No período de 24 de fevereiro a 9 de março, a expectativa é de que 375 mil pessoas circulem pelo terminal, um crescimento de 9% em relação ao ano passado.
Foto: Divulgação