Pernambuco lança Tarifa Social com desconto de 55% nas contas de água e esgoto

O Governo de Pernambuco anunciou ontem (3) a criação da Tarifa Social Pernambucana, que concederá um desconto de 55% nas contas de água e esgoto para cerca de 1,63 milhão de pessoas. O benefício, que faz parte de um esforço para ampliar o acesso aos serviços essenciais de saneamento, reduzirá os custos mensais para R$ 27,47 nas áreas com abastecimento de água e R$ 54,94 para quem também utiliza o serviço de esgoto. A medida, que entrará em vigor no primeiro trimestre de 2025, foi apresentada em evento na sede da Compesa, no Recife, com a presença da governadora Raquel Lyra e outras autoridades.

A nova tarifa será concedida automaticamente aos pernambucanos inscritos no CadÚnico ou no Benefício de Prestação Continuada (BPC), além dos moradores de habitacionais populares da Faixa 1 do programa Minha Casa, Minha Vida. A governadora destacou a ampliação significativa do alcance da tarifa social, que anteriormente atendia apenas 2,7% da população usuária da Compesa, mas agora beneficiará 21,7% dos pernambucanos.

Para viabilizar a Tarifa Social Pernambucana, será realizada uma revisão tarifária pela Compesa em 2025, com um reajuste médio de 9,88%, já submetido à aprovação da Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe). A proposta também prevê a manutenção da tarifa atual, que será chamada de “Tarifa de Vulneráveis”, beneficiando 72 mil residências. Segundo o presidente da Compesa, Alex Campos, o modelo busca desburocratizar o acesso ao benefício, ao garantir que os beneficiários sejam identificados automaticamente no sistema.

Foto: Divulgação

Notícias relacionadas