Pernambuco investe R$ 122,9 milhões em novo sistema de videomonitoramento

A governadora Raquel Lyra assinou o contrato para a instalação de 2 mil câmeras digitais de videomonitoramento em Pernambuco. Com investimento de R$ 122,9 milhões, os novos equipamentos contarão com tecnologia de Inteligência Artificial e reconhecimento de placas de veículos. As câmeras serão instaladas em todos os municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR) e em cidades do Agreste e Sertão, como Caruaru, Garanhuns, Petrolina e Araripina. A previsão é que os primeiros dispositivos entrem em operação dentro de 30 dias, com o sistema completo funcionando até agosto de 2025.

O projeto substituirá os antigos equipamentos analógicos, que estavam sem contrato de manutenção desde 2020 e foram desativados em 2023. Segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS), mesmo sem o sistema ativo, as forças policiais utilizaram drones e operações integradas para manter a segurança. “A modernização reforça o compromisso da governadora Raquel Lyra em garantir mais segurança para os pernambucanos”, destacou o secretário de Defesa Social, Alessandro de Carvalho.

A instalação seguirá um cronograma por etapas, sendo a primeira fase composta por 200 pontos de captura de imagens e 360 câmeras. O contrato, firmado com a empresa Teltex Tecnologia, tem duração de cinco anos. O secretário de Administração, Paulo Paes, ressaltou que o processo licitatório foi conduzido com total transparência e segurança jurídica. Além do Executivo estadual, representantes do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) participaram do evento.

Foto: Reprodução

Notícias relacionadas