Pernambuco economiza R$ 17,6 milhões com energia renovável em prédios públicos

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Administração (SAD), encerra o ano de 2024 com uma economia de R$ 17,6 milhões nos custos de energia elétrica em 52 prédios públicos. A redução, que representa 22% nos gastos com o insumo, foi alcançada através da aquisição de energia exclusivamente de fontes renováveis no Mercado Livre de Energia, estratégia implementada desde junho de 2023.

A energia renovável adquirida pelo Estado abastece instituições importantes, como o Hospital da Restauração, o maior hospital público do Nordeste, além dos hospitais Regional do Agreste e Dom Malan, o Presídio de Itaquitinga e a Penitenciária Agro-Industrial São João, entre outros. A secretária de Administração, Ana Maraíza, destacou a relevância da medida. “A atual gestão tem se destacado como exemplo de inovação e compromisso com a sustentabilidade. A compra de energia renovável, além de preservar o meio ambiente, traz benefícios financeiros e sociais para os pernambucanos”, afirmou.

Além da economia, a migração para o Mercado Livre de Energia contribuiu para a redução de 6.285 toneladas de CO₂e, o equivalente às emissões anuais de cerca de 3,7 mil carros em Pernambuco, de acordo com o Programa Brasileiro GHG Protocol Brasil. A gerente geral de Serviços Corporativos, Jaelma Pontes, destacou o pioneirismo do Estado. “Pernambuco é um exemplo de como o poder público pode liderar transformações positivas, servindo de modelo para todo o país”, pontuou.

Foto: Divulgação

Notícias relacionadas