
Dentro da programação do Mês da Advocacia 2024, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE) promove no próximo dia 30, a cerimônia de entrega da “Medalha Joaquim Amazonas”. A solenidade será realizada às 10h, no auditório da OAB-PE, na Rua do Imperador Dom Pedro II, 346, no bairro de Santo Antônio, Recife.
“Essa é uma homenagem aos advogadas e às advogadas que completaram 50 anos de exercício da profissão sem nenhuma infração ético-profissional durante toda a carreira”, explica o presidente da OAB-PE, Fernando Ribeiro Lins. “A cerimônia será um momento especial para homenagear e celebrar a trajetória e a dedicação destes profissionais, que representam o mais alto padrão de integridade e comprometimento na advocacia”, ressalta.
A Medalha do Mérito Joaquim Amazonas foi criada em 1985, durante a gestão do então presidente Fernando de Vasconcelos Coelho. A instituição da comenda foi uma forma de reconhecimento aos advogados e advogadas que contabilizam meio século de atividade profissional ininterrupta na causa da justiça e do direito e sem registros de infrações ético-disciplinares na profissão.
Concedida anualmente, a honraria traz a efígie de Joaquim Ignácio de Almeida Amazonas, que presidiu a OAB-PE por duas gestões – de 08 de fevereiro de 1932 a 28 de fevereiro de 1949; e de 31 de março a 08 de junho de 1951. O advogado também foi professor e o primeiro reitor da Faculdade de Direito do Recife (FDR), ligada à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).