Lula critica plano de Trump para Faixa de Gaza: “Não tem sentido”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira que “não tem sentido” a declaração do presidente americano, Donald Trump, sobre os Estados Unidos tomarem conta da Faixa de Gaza, no Oriente Médio.

“Os palestinos vão pra onde? Onde eles vão viver? Qual o país deles? É uma coisa praticamente incompreensível por qualquer ser humano “, criticou Lula. “As pessoas precisam falar aquilo que vem à cabeça, e falar o que é razoável para consolidar o processo de respeitabilidade e o processo democrático no mundo, de que cada um manda no seu país”, falou.

Na terça-feira, após uma reunião com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, Trump afirmou que “os Estados Unidos assumirão o controle da Faixa de Gaza”.

Em entrevista a rádios de Minas Gerais, Lula avaliou que “o que aconteceu em Gaza foi um genocídio”. “E eu, sinceramente, não sei se os Estados Unidos seriam o país para tentar cuidar de Gaza”, questionou o presidente.

“Quem tem que cuidar de Gaza são os palestinos, eles precisam de uma reparação por tudo que foi destruído para que eles possam reconstruir suas casas, hospitais e escolas”, afirmou. “Por isso defendemos a criação de um Estado Palestino, bem como o Estado de Israel”, complementou.

“O mundo não precisa de arrogância, não precisa de frases de efeito, precisa de paz e tranquilidade”, finalizou.

Fonte: Valor Econômico
Foto: Reprodução

Notícias relacionadas