Imbiribeira terá os primeiros reservatórios de água da chuva sob o pavimento do Recife

As ruas Itacaré e Itamaracá, no bairro da Imbiribeira, estão recebendo os primeiros reservatórios subterrâneos de retenção de água da chuva do Recife. A obra, que já alcançou 63% de execução, integra o projeto de macrodrenagem da bacia do rio Tejipió, desenvolvido pela Prefeitura dentro do programa ProMorar. Com investimento de R$ 5 milhões, a intervenção busca reduzir os alagamentos e tornar a cidade mais resiliente a eventos climáticos extremos. A entrega está prevista para junho.

Os reservatórios estão sendo instalados sob o pavimento das ruas para armazenar temporariamente a água da chuva e auxiliar no escoamento em momentos de maior acúmulo. Na rua Itacaré, são dois reservatórios de 60 metros de comprimento por 1,5 metro de largura, e na rua Itamaracá, um terceiro com três metros de largura. “Vamos executar mais de dez intervenções desse tipo para beneficiar a Imbiribeira e melhorar a drenagem da Mascarenhas de Moraes”, afirmou o prefeito João Campos durante visita ao local.

Além dos reservatórios, as obras incluem calçadas com piso intertravado, recapeamento das vias e nova sinalização. Os locais foram escolhidos com base em critérios técnicos, como topografia favorável e proximidade com o canal da Mauriceia. O projeto conta ainda com apoio de especialistas holandeses e brasileiros e integra um plano mais amplo de R$ 500 milhões de investimentos em macrodrenagem, que prevê também o alargamento do rio Tejipió e a criação de um parque alagável no Barro.

Foto: Divulgação

Notícias relacionadas