Associação Comercial de Pernambuco celebra 186 anos

Fundada em 1839, a Associação Comercial de Pernambuco (ACP), a mais antiga entidade representativa do setor empresarial do estado e a segunda do gênero criada no Brasil, completa 186 anos reafirmando sua missão de representar, defender e fortalecer o setor privado. “Seguimos conectando empresários, fortalecendo o comércio e impulsionando o desenvolvimento econômico do estado. Mais que uma instituição, somos uma rede de apoio, união e transformação”, ressaltou a entidade em publicação feita no Instagram.

Ao longo da trajetória, a entidade se destacou por sua atuação em defesa dos empresários, além de ter avançado em iniciativas socioeconômicas e educativas. Parcerias para inclusão digital com a Associação das Mulheres de Tracunhaém (AMUT) resultaram na implantação de laboratórios em escolas de Nazaré da Mata, e em conjunto com a UPE, o município de Cabrobó e a iniciativa privada, a entidade apoiou projeto de identificação de áreas para investimentos em energia fotovoltaica, além de lançar o aplicativo “Cabrobó na Palma da Mão” para facilitar o acesso a serviços públicos. Essas ações se somam a um legado histórico que inclui a criação da Bolsa do Comércio (1876), da Bolsa de Mercadorias (1936) e participação decisiva na implantação do Porto de Suape e do Polo Médico da Ilha do Leite na década de 1970.

A sede da ACP, o Palácio do Comércio — tombado pelo Iphan em 2001 — segue aberto à visitação como símbolo da memória do comércio pernambucano. Hoje, a entidade reúne mais de 500 associados empresariais e oferece convênios, parcerias e suporte em múltiplas frentes para promover um crescimento sustentável.

Notícias relacionadas