UFPE vai expandir o Centro Acadêmico de Vitória com a construção de novos prédios

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) oficializou, na última sexta-feira (16), a expansão do Centro Acadêmico de Vitória (CAV), com a assinatura da escritura de doação do terreno do antigo zoológico da cidade, cedido pela Prefeitura de Vitória de Santo Antão. O espaço será utilizado para novos projetos da unidade, como o Restaurante Universitário. “Este momento hoje da assinatura da escritura é a culminância da boa relação que a UFPE tem com o município”, afirmou o reitor Alfredo Gomes. Durante o evento, também foi assinada a ordem de serviço da 4ª etapa das obras do CAV, com investimento de R$ 18,9 milhões oriundos do Novo PAC, e conclusão prevista para novembro de 2026.

A nova etapa contempla um prédio com quatro pavimentos em uma área de quase 4 mil m², que incluirá 14 salas de aula, cinco laboratórios, laboratório de informática, biotério, salas para coordenações de cursos, reuniões, professores, entre outros espaços. “Mesmo antes da posse, já conversamos sobre as possibilidades de apoio mútuo”, destacou Alfredo Gomes, que também anunciou o edital de licitação para construção do Complexo Poliesportivo do CAV. O reitor informou ainda que recursos do Novo PAC também estão sendo destinados ao novo campus da UFPE no Sertão, em Sertânia.

O prefeito Paulo Roberto comemorou a parceria com a universidade e falou sobre os impactos positivos da expansão. “Queremos contribuir cada vez mais para o conhecimento e trabalhar para as futuras gerações”, declarou. Ele destacou a importância da luta da comunidade do Alto do Reservatório, onde está localizado o CAV, e da necessidade de abrir novas vias para facilitar a mobilidade urbana. O evento contou com a presença de autoridades federais, estaduais e municipais, além de representantes da comunidade acadêmica da UFPE.

Notícias relacionadas