
O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) conquistou o primeiro lugar entre os Tribunais Estaduais no Ranking da Transparência 2025 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ao cumprir 100% das metas. O resultado foi divulgado na manhã desta quarta-feira (20/08), em Brasília, durante a 2ª Reunião Preparatória do 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário, presidida pelo ministro Luís Roberto Barroso, presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal.
Instituído pela Resolução nº 260/2018, o Ranking da Transparência busca promover a cultura de transparência e excelência no Judiciário. Na cerimônia, o presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto, recebeu o certificado de cumprimento integral das metas das mãos dos conselheiros do CNJ Renata Gil e José Rocha Rotondano. “Esta vitória é de todos os magistrados e magistradas, servidores e servidoras do TJPE, que diariamente se dedicam para que o Poder Judiciário pernambucano ofereça, de forma simples, clara e rápida, todas as informações de interesse da sociedade. A transparência será sempre uma prioridade da nossa gestão”, afirmou.
A avaliação anual considera quase 100 indicadores distribuídos em dez temas — como publicação do Planejamento Estratégico, atos normativos e dados orçamentários e financeiros —, e é realizada pelos Tribunais de Contas sobre portais de órgãos dos três Poderes, Ministérios Públicos e Defensorias. Entre as ações recentes do TJPE estão o novo Portal da Transparência, lançado em abril de 2024, e o recebimento do Selo Diamante do Programa Nacional de Transparência Pública, em novembro do mesmo ano. O tribunal obteve índice máximo: 100% de transparência.