OAB-PE elogia operação que desarticulou quadrilha do “Golpe do Falso Advogado”

A OAB Pernambuco afirmou, ontem (20), que acompanha a operação “Lex Falsa”, da Polícia Civil de Santa Catarina, que prendeu suspeitos do “Golpe do Falso Advogado” e cumpriu 27 mandados de busca e apreensão e 12 de prisão em São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Norte. “A atuação firme e coordenada da Polícia Civil no combate a fraudes que envolvem o nome da advocacia é essencial para coibir práticas criminosas e proteger tanto a população quanto os profissionais sérios e comprometidos com a ética e a legalidade”, disse a presidente da seccional, Ingrid Zanella.

Segundo a entidade, os alvos se passavam por advogados usando documentos reais ou falsificados para enganar vítimas em vários estados. “Temos trabalhado junto à Polícia Civil de Pernambuco para coibir e punir esses criminosos. E ver que as ações estão acontecendo em todo o Brasil é muito importante para ter resultados importantes. A advocacia brasileira está sendo vítima desses golpes. É um mal que atinge todo o país”, afirmou o diretor de Prerrogativas da OAB-PE, Yuri Herculano.

A OAB-PE destacou ações locais de prevenção, como o ajuste no PJe em parceria com o TJPE para restringir acessos indevidos, a cartilha “Contra o golpe do falso advogado” e o uso do ConfirmADV, ferramenta que permite à população verificar, de forma gratuita, a regularidade de profissionais inscritos na Ordem. “A transparência e a checagem são fundamentais para evitar novas vítimas”, reforçou a seccional.

Notícias relacionadas