Grupo Dislub Equador fecha parceria para escoar petróleo no terminal de combustíveis do Pecém, no Ceará

O Grupo Dislub Equador firmou parceria estratégica com a PetroRecôncavo para armazenagem e escoamento de petróleo em seu novo Terminal de Combustíveis, em construção no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, no Ceará. Pelo acordo, a PetroRecôncavo utilizará uma estrutura dedicada de tancagem com capacidade inicial de 40 mil m³ (cerca de 250 mil barris), integrada ao terminal por operações rodoviárias e sistemas de medição e descarregamento.

Com investimento de R$ 610 milhões — com financiamento estruturado pelo Banco do Nordeste —, o terminal tem início de operações previsto para agosto de 2027. A capacidade total projetada é de até 220 mil m³ para derivados de petróleo, biocombustíveis e químicos. Durante as obras, a estimativa é de cerca de 600 empregos diretos e indiretos; após a conclusão, aproximadamente 100 postos permanentes devem ser mantidos nas áreas de operação, manutenção, segurança, logística e administração.

Segundo o presidente do Grupo Dislub Equador, Marcelo Magalhães, a parceria “reforça a confiança do mercado no novo terminal” e contribui para consolidar o Ceará como hub logístico de combustíveis. Para o CEO da PetroRecôncavo, José Firmo, a solução “aumentará a resiliência operacional” e permitirá “capturar o melhor valor” para o petróleo produzido. Embora a PetroRecôncavo seja o primeiro parceiro anunciado, o projeto foi concebido para atender múltiplos produtores e importadores; o grupo afirma manter diálogo com outros potenciais clientes.

Notícias relacionadas