
Sete hospitais públicos do Sistema Único de Saúde (SUS) foram incluídos no ranking de melhores do mundo elaborado pela revista americana Newsweek. A lista, feita em parceria com a empresa de pesquisa Statista, avaliou instituições de saúde em 12 categorias de especialidades médicas. Além das unidades do SUS, outras 15 instituições brasileiras da rede privada também aparecem no levantamento.
A pesquisa foi realizada entre maio e julho de 2025 e combinou recomendações de profissionais da saúde, certificações e dados de acreditação, além dos resultados da Pesquisa de Implementação de PROMs (Patient-Reported Outcome Measures), que mede a percepção dos próprios pacientes sobre melhora de sintomas, qualidade de vida e satisfação com o tratamento. Segundo a revista, esse método garante uma avaliação que leva em conta não apenas indicadores técnicos, mas também a experiência dos pacientes.
Entre os hospitais públicos brasileiros reconhecidos estão o Hospital das Clínicas da Unicamp (Campinas), o Hospital das Clínicas da USP (São Paulo), o Hospital de Ensino da UNIFESP (São Paulo), o Hospital Municipal Infantil Menino Jesus (São Paulo), o Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (São Paulo), o Instituto do Coração – InCor (São Paulo) e o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad – INTO (Rio de Janeiro).