O Eco Resort Praia dos Carneiros, em Tamandaré, recebeu uma multa de R$ 50 mil por crime ambiental da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). A penalidade foi aplicada após ser confirmado que uma canaleta do empreendimento estava despejando esgoto não tratado no mar.
Tanto o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) quanto a Ouvidoria Ambiental da CPRH denunciaram o condomínio por poluição ambiental. Em resposta, a CPRH realizou uma coleta de água no local, que revelou a presença de uma grande proporção de água contaminada.
De acordo com a avaliação realizada, a amostra coletada apresentou a identificação de 24 mil micro-organismos, o que é 9,6 vezes superior à quantidade máxima permitida pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) para que a água seja considerada própria para banho.
O limite estabelecido na Resolução 274/2000 do Conama é de 2,5 mil coliformes fecais por amostra.
Por meio de nota, a CPRH informou que o Eco Resort já havia sido notificado anteriormente devido ao despejo de água, porém, na ocasião, a empresa não foi penalizada, pois a água era tratada e em pequena quantidade.