Recife sedia Encontro Nacional de Tecnologia da Justiça Eleitoral

De 20 a 22 de agosto, o Recife recebe a 3ª edição do Encontro Nacional de Tecnologia (Enastic) Justiça Eleitoral, promovido pela J.Ex com apoio do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). O evento ocorre na Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), na Rua Desembargador Otílio Neiva Coelho, s/n, Ilha Joana Bezerra. A abertura está marcada para quarta-feira (20), às 16h, com as presenças do presidente do TRE-PE, desembargador Cândido Saraiva, e do diretor-geral da Esmape, desembargador Jorge Américo; em seguida começam as palestras, exposições e painéis que se estendem pela quinta (21), nos turnos manhã e tarde, e pela manhã de sexta (22).

A programação reúne debates sobre inovação, transformação digital e segurança tecnológica aplicadas ao trabalho da Justiça Eleitoral. Entre os temas, conexão de dados para tomada de decisões inteligentes, a apresentação do “GualA” — plataforma integrada de inteligência artificial do TRE-GO para combate à desinformação e discurso de ódio — e os desafios tecnológicos da Justiça Eleitoral para 2026 e além.

O encontro também aborda segurança da informação e proteção de dados pessoais, além do impacto da tecnologia nas pessoas, com a psicóloga Andressa Roveda tratando da saúde mental em tempos digitais. “Mais do que um congresso, o Enastic é um espaço para troca de experiências, capacitação e conexão com as novas tecnologias que estão moldando o trabalho no Judiciário”, afirma o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-PE, George Maciel.

Notícias relacionadas