
A governadora Raquel Lyra nomeou, na noite passada (7), o promotor de Justiça José Paulo Cavalcanti Xavier Filho como o novo Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para o biênio 2025-2027. Primeiro colocado na eleição interna da instituição, ele recebeu 262 votos e liderou a lista tríplice encaminhada ao governo estadual. “Recebo com muita alegria e gratidão o resultado da eleição pela classe e a decisão da governadora do Estado pela minha nomeação como Procurador Geral de Justiça de Pernambuco. Agradeço toda a confiança depositada por parte de todos e todas, ao mesmo tempo que ratifico meu compromisso e a responsabilidade no cumprimento dos objetivos e atribuições do Ministério Público, especialmente no combate ao crime organizado e na defesa dos interesses sociais”, declarou o novo procurador.
Com 25 anos de carreira no MPPE, José Paulo já atuou em diversas promotorias do estado e, recentemente, exerceu a função de Chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça. Durante sua gestão, ele pretende fortalecer o Grupo de Atuação Especial em Combate ao Crime Organizado (GAECO) e ampliar os centros de apoio nas diversas áreas de atuação do Ministério Público. “Permaneceremos sempre atentos à manutenção das nossas prerrogativas e vigilantes à Constituição Federal”, afirmou o novo PGJ.
A eleição contou com a participação dos membros do MPPE, que definiram a lista tríplice composta por José Paulo Cavalcanti Xavier Filho (262 votos), Maria Lizandra Lira de Carvalho (257 votos) e Silvio José Menezes Tavares (180 votos). Após a apuração, o atual Procurador-Geral, Marcos Carvalho, entregou a relação à governadora Raquel Lyra em reunião no Palácio do Campo das Princesas, acompanhado de integrantes da Procuradoria-Geral e da Casa Civil.
Foto: Divulgação