Projeto de coleta seletiva de Serra Talhada inspira programa estadual de reciclagem

O projeto Recicleiros Mais Serra Talhada, que implantou a coleta seletiva porta a porta em todos os bairros da cidade, servirá de modelo para o novo programa de reciclagem do Governo de Pernambuco. Nesta terça-feira (15), será lançado no Palácio do Campo das Princesas o Recicla Mais Pernambuco, iniciativa que pretende fortalecer a gestão de resíduos sólidos urbanos em diversas cidades, promovendo reciclagem e redução de custos. A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, participa do lançamento.

Implantado em 2019 com apoio do Instituto Recicleiros e da Cooperativa Recicla Serra Talhada, o projeto do município sertanejo tornou-se referência ao criar um plano municipal de coleta seletiva, aprovar legislação específica e inaugurar a Unidade de Processamento de Materiais Recicláveis (UPMR). Desde o início, mais de 736 toneladas de materiais recicláveis foram processadas, com impacto direto na renda de 25 cooperados e em empregos indiretos.

O reconhecimento estadual da experiência de Serra Talhada reforça a importância de ações locais estruturadas. “Ver o nosso projeto se transformar em política pública estadual mostra que estamos no caminho certo, com um modelo que gera trabalho, renda e protege o meio ambiente”, declarou Márcia Conrado.

Foto: Divulgação

Notícias relacionadas