Prefeitura do Recife amplia bolsas do Embarque Digital em parceria com Santander

A Prefeitura do Recife firmou, ontem (15), uma nova parceria com o Banco Santander para a expansão do programa Embarque Digital. Para a próxima turma de 2026, serão acrescentadas 15 bolsas de estudo, além da criação de um bootcamp de Inteligência Artificial, que disponibilizará 1 mil vagas. Os 50 alunos com melhor desempenho no curso terão acesso a oportunidades de emprego via Universia, braço educacional do banco.

O anúncio foi feito durante reunião entre o prefeito João Campos, representantes do Santander e gestores do Porto Digital, parceiro da iniciativa. Atualmente, o programa já conta com 30 bolsas custeadas pelo banco para cursos de tecnologia, em instituições como Unicap, Unit e Senac. A presidente do conselho de administração do Santander, Deborah Stern Vieitas, destacou a importância da parceria. “Estamos trazendo mais 15 bolsas novas. Temos vontade de ajudar e integrar iniciativas que, somadas ao trabalho desenvolvido aqui, podem ter um impacto social ainda maior”, afirmou.

Criado para promover educação e inclusão produtiva, o Embarque Digital já ofereceu mais de 2 mil bolsas em seu primeiro ciclo. Os dados mais recentes mostram que, dos 30 estudantes atendidos inicialmente pelo convênio com o Santander, 26 permanecem ativos, sendo 34,5% mulheres e 62,1% autodeclarados negros. Além disso, 31% já conseguiram emprego na área de tecnologia, reflexo das oportunidades de formação e atividades complementares promovidas pelo programa.

Notícias relacionadas