Operação leva usina de asfalto a Fernando de Noronha para obra em aeroporto

Foto: Reprodução

Uma operação de grande porte foi realizada no Porto de Santo Antônio, em Fernando de Noronha, para descarregar uma usina de asfalto destinada à obra de recuperação da pista do aeroporto da ilha. Na segunda-feira (08), o porto foi fechado para essa ação, que contou com a participação de profissionais portuários, servidores do governo estadual e trabalhadores da empreiteira responsável pela obra.

A usina de asfalto, com peso de 30 toneladas e 22 metros de comprimento, foi transportada por navio do Recife para Noronha. A operação teve que ser sincronizada com o ponto alto da maré, que atingiu 2,70 metros no final da tarde.

Para realizar a descarga, uma rampa foi montada entre o navio e o cais, e uma carreta rebocou a usina para removê-la da embarcação.

Desde outubro de 2022, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) proibiu o pouso de aeronaves de grande porte na ilha, como Boeings e jatos, devido às condições da pista, que apresentava fissuras e buracos.

Com a restrição, a companhia Azul começou a operar com um avião menor, do modelo ATR, enquanto a Gol suspendeu suas atividades. A empresa Voepass iniciou voos para Noronha em janeiro do ano passado com aeronave ATR.

A obra de recuperação da pista está estimada em R$ 60 milhões e é de responsabilidade do governo estadual, que ainda não divulgou um cronograma atualizado para o serviço.

Notícias relacionadas