
Foi lançada em Brasília uma nova rota marítima que vai ligar diretamente o Porto de Gaolan, na cidade chinesa de Zhuhai, aos portos brasileiros de Salvador (BA) e Santana (AP). O trajeto, que será realizado em apenas 30 dias, representa uma redução significativa em relação aos atuais prazos de 60 a 90 dias. A nova conexão, segundo especialistas, deve impulsionar as exportações brasileiras, especialmente de frutas do Vale do São Francisco, além de produtos dos setores químico, eletrônico, de energia verde e equipamentos de ponta.
A professora de Direito e presidente da Associação Brasileira de Direito Aduaneiro e Fomento ao Comércio Exterior (ABDAEX), Anna Dolores Sá Malta, destacou que a rota é “um marco para o comércio internacional e o estreitamento das relações sino-brasileiras”. Ela também ressaltou a importância estratégica do porto de Salvador para os exportadores da região de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), que ficam a cerca de 500 km do terminal baiano. A nova rota permitirá que as frutas brasileiras cheguem à China com mais agilidade e qualidade para o consumo.
O lançamento contou com a presença de autoridades brasileiras e chinesas, incluindo o presidente da Associação de Zonas de Processamento de Exportação (ZPE) no Brasil, Elson Braga, e o diretor executivo da ZPE de Zhuhai, Wei-Cheng Zhu. A expectativa é de que a nova ligação marítima sirva como plataforma para novos negócios entre os dois países, fortalecendo o papel da ZPE chinesa como hub logístico voltado à América Latina.
Foto: Reprodução