A presidenta da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), se reuniu com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O encontro aconteceu em Brasília nesta quinta-feira (10). Durante a audiência, Márcia levou a preocupação dos municípios pernambucanos diante da redução no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
De acordo com a gestora, esse recurso é fundamental para o planejamento de 7 em cada 10 cidades. A queda nas receitas, incluindo a quota da parte municipal do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), e o aumento das despesas de custeio e pessoal têm deixado muitos municípios em alerta. Somente no último mês de junho, a redução no FPM representou um percentual de 33% com relação ao mesmo período de 2022.
“É urgente discutir soluções para essa problemática que enfrentamos, causando uma verdadeira crise nos municípios pernambucanos. Pensando nisso, levamos nossas propostas ao ministro e vamos seguir debatendo essa questão, reunindo também os gestores públicos municipais já na próxima segunda-feira, na sede da Amupe”, afirmou a presidenta.
A reunião, que foi intermediada pelo deputado federal Fernando Monteiro (PP), contou também com a participação da prefeita de Dormentes, Josimara Cavalcanti (PSB), do prefeito de Buíque, Arquimedes Valença (PTB), e dos secretários de Governo Fernando Yotsuya e Roberto Modesto, dos respectivos municípios.