Silvio Costa Filho e Tarcísio buscam investidores na Europa para túnel Santos-Guarujá

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, iniciaram ontem (21) uma missão oficial por países da Europa com o objetivo de apresentar a investidores estrangeiros o projeto do primeiro túnel imerso do Brasil, que ligará as cidades de Santos e Guarujá. A comitiva passará por Portugal, Holanda e Dinamarca, onde haverá reuniões com empresas especializadas na construção de túneis submersos. O empreendimento, parte do Novo PAC, prevê investimentos de aproximadamente R$ 6 bilhões e terá suas propostas abertas no dia 1º de agosto.

Em Portugal, está prevista reunião com a Mota-Engil, que tem parceria com a gigante chinesa CCCC, responsável por obras como os túneis da Baía de Dalian e Hong Kong–Zhuhai–Macau. Na Holanda, o ministro se reúne com a Ballast Nedam e a TEC Tunnel. A primeira construiu o túnel do canal Nieuwe Waterweg, em Roterdã, e a segunda participou de projetos como a ligação Øresund entre Dinamarca e Suécia, além do túnel Fehmarnbelt, entre Dinamarca e Alemanha. “É a maior obra do Novo PAC e resolve uma demanda antiga da região, ajudando na mobilidade urbana e fortalecendo o Porto de Santos”, afirmou Costa Filho.

O túnel terá 1,5 km de extensão — com 870 metros submersos — e contará com três faixas por sentido, uma delas exclusiva para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de acessos para pedestres e ciclistas. A ligação deve beneficiar os 28 mil passageiros que cruzam diariamente o canal por balsas e barcos. A travessia entre Santos e Guarujá, prevista há quase 100 anos, é hoje considerada a maior do mundo em volume de veículos transportados por balsa, com média de 14 mil por dia. A previsão é de que as obras sejam concluídas até 2030.

Foto: Divulgação

Notícias relacionadas