Semana Santa chegando e a estrela principal do prato logicamente é o bacalhau e aí vem a famosa pergunta: qual vinho harmonizar ? branco ou tinto. Essa não é uma resposta fácil, pois vai depender principalmente de como o prato é preparado, quais os componentes que irão fazer parte do prato junto com a estrela.
Darei alguns exemplos e dicas de harmonização:
- Bacalhau à Zé do Pipo: feito com postas coradas puxadas na cebola e no alho, cobertura de azeitonas, purê e maionese, pimentão, salsinha, gratinado ao forno. O conjunto de ingredientes apresenta bastante sabor e textura. De um modo geral, este prato pede um branco mais estruturado ou um tinto leve, porém com acidez. Brancos: de preferência que passem por madeira. Dão ( Encruzado ), Alentejo ( Arinto e Antão Vaz ) e Douro. Tinto: Pinot Noir sem madeira.
- Bacalhau à Portuguesa: aqui temos um estilo de preparo diferente, embora seja um dos mais tradicionais de Portugal. Elaborado com o bacalhau assado, regado ao azeite e legumes, como pimentões, cebolas, tomates e azeitonas, este prato tem uma presença maior de sabor e aromas, pedindo um tinto leve que tenha taninos macios e aromas frutados. Sugestão é o vinho tinto alentejano produzido pelo método ancestral chamado Amphora e outra opção seria um Pinot Noir.
- Bacalhau à Gomes de Sá: o bacalhau deve descansar no leite por duas horas, ele é cozido e assado em lascas com azeite, alho, cebola azeitonas pretas, batatas e ovos. A sugestão é apostar em um espumante brut, rico em frescor e acidez e com pouco residual de açúcar. Outras opções seriam rosé ou vinho verde branco.
- Bacalhau à Lagareiro: feito com lombo de bacalhau assado, de preferência na brasa, com batatas e cebolas também assadas e regado com bom azeite. O prato vai bem com um vinho branco do Douro, Alentejo ou do Dão que tenha personalidade, ou seja, que tenha estágio em madeira. Se optar por tinto, um do Alentejo que não passe por madeira.
Você que é um apaixonado pelo mundo do vinho ou trabalha com vinho, não deixe de fazer o Curso de Sommelier de Vinho, promovido pela Associação Brasileira de Sommelier Pernambuco.
O curso tem reconhecimento internacional e iniciará agora em maio e para maiores informações entrar em contato com o número/whatsapp 81-98262.2200.
Espero que curtam as dicas e uma feliz Semana Santa!