Faltando pouco mais de cinco meses para o Carnaval 2025, o Clube de Máscaras O Galo da Madrugada já se prepara para seu 46º desfile, que ocorrerá no dia 1º de março. Com o tema “Pernambuco: do Galo ao Bacalhau, viva o Carnaval”, o maior bloco do mundo homenageará as tradições carnavalescas de diversas regiões do estado, reunindo figuras como os caretas de Triunfo, os papangus de Bezerros, os caboclos de lança de Nazaré da Mata e o Bacalhau do Batata de Olinda, atraindo mais de 2,5 milhões de foliões.
Segundo o presidente da agremiação, Rômulo Meneses, o objetivo é enaltecer a riqueza cultural de Pernambuco, unindo manifestações do litoral ao sertão no desfile de Sábado de Zé Pereira. “Vamos fazer uma viagem pelas manifestações culturais dessas cidades e trazê-las para o nosso desfile”, afirmou Meneses, destacando a importância de dar visibilidade a essas tradições durante o carnaval.
O tema “Do Galo ao Bacalhau”, inspirado em um frevo composto nos anos 1980, representa uma jornada pelos festejos que vão do Galo da Madrugada, no sábado, até o Bacalhau do Batata, em Olinda, na Quarta-feira de Cinzas. Durante o desfile, o bloco apresentará seis alegorias, incluindo o tradicional carro abre-alas com o Galo de 4,5 metros de altura, acompanhado por 30 trios elétricos, que terão como destaque artistas locais e convidados nacionais.
O vice-presidente da agremiação, Rodrigo Menezes, expressou confiança no sucesso do evento: “A expectativa é sempre muito positiva, e é isso que nos motiva a colocar o Galo na rua, sabendo do amor que o povo pernambucano e brasileiro têm pelo bloco”.