Cumprindo agenda de entregas em Petrolina, no Sertão do São Francisco, a governadora Raquel Lyra participou da inauguração de um novo posto para emissão de passaportes que funcionará em sistema de parceria entre o Governo de Pernambuco e a Polícia Federal no Expresso Cidadão do município. Em seguida, no mesmo local, a gestora entregou um espaço de atendimento especializado para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e neurodivergentes. A iniciativa é a primeira deste tipo no interior do Estado.
“Estamos inaugurando este espaço de atendimento especializado para pessoas que têm TEA e outras neurodiversidades. Foi formulada uma cartilha para que os cidadãos possam se familiarizar com o atendimento e também estamos oferecendo um ambiente mais acolhedor e com menos estímulos. Uma iniciativa que oferece mais dignidade e cidadania aos pernambucanos”, destacou a governadora Raquel Lyra.
Aqueles que precisarem do atendimento receberão um crachá com cordão que traz a simbologia do TEA para auxiliar a equipe do Expresso Cidadão a identificar e prestar o suporte necessário, além de abafadores de ruído, para minimizar a sensibilidade auditiva. A sala foi equipada com brinquedos e livros, e decorada com o objetivo de minimizar estímulos visuais externos e oferecer um ambiente mais acolhedor.
Para ter acesso ao serviço, o usuário deverá realizar o agendamento no portal www.pecidadao.pe.gov.br. No dia do procedimento agendado, basta chegar no horário marcado e sinalizar na recepção que deseja atendimento na sala especializada. Não é necessário apresentar laudo. Depois, basta se dirigir à espera para aguardar o serviço.
A primeira unidade a receber um espaço desse tipo foi o Expresso Cidadão do Pina, no Recife, inaugurado em janeiro de 2024. O Expresso Cidadão ainda elaborou a Cartilha de Apoio para Atendimento Especializado.