Iniciativa do Instituto Votorantim premia práticas inovadoras nas redes de educação em diversas cidades de todo o Brasil
Pelo segundo ano consecutivo, Itapissuma foi um dos municípios vencedores do “Prêmio PVE 2022”. A premiação, criada em 2017, reconhece as melhores práticas de gestão educacional em municípios que contam com o Programa de Valorização da Educação (PVE), promovido pelo Instituto Votorantim. Em Itapissuma, o programa é realizado desde 2021, por meio de uma parceria com a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA).
Em seu segundo ano de participação no “Prêmio PVE”, a cidade pernambucana foi a vencedora na categoria “Práticas de Gestão Educacional”, com o projeto “Fortalecimento Escolar”. O objetivo da iniciativa é recuperar as aprendizagens dos estudantes de Itapissuma em diversas esferas do conhecimento, contemplando a alfabetização, o letramento, o reforço escolar, a participação em olimpíadas, avaliações externas e a aprovação dos estudantes em instituições de ensino.
“Sustentabilidade é o ponto de partida que orienta nossa estratégia e ações e esse reconhecimento mostra, mais uma vez, como o PVE é fundamental para contribuirmos com a evolução da educação no município onde estamos inseridos. O envolvimento da CBA, da Prefeitura de Itapissuma e da comunidade foram chave para conseguirmos avançar no aprimoramento da gestão pública da educação, gerando benefícios para os alunos e, consequentemente, para o desenvolvimento da cidade”, destaca Fábio Borchardt, gerente geral de operações da Unidade Itapissuma da CBA.
Com o tema “Inovar hoje para transformar o amanhã”, o Prêmio PVE 2022 reuniu, em São Paulo, secretários de educação e membros de equipes técnicas das redes de ensino de 38 municípios, além de representantes das empresas patrocinadoras.
“É uma alegria muito grande ver o resultado dessa parceria com a CBA e do envolvimento de toda a nossa equipe, que busca oferecer uma educação pública com cada vez mais qualidade. O nosso projeto conseguiu diminuir muito as disparidades no aprendizado. Para garantir a equidade na educação ofertada no ensino público de Itapissuma, montamos atividades no contraturno, para que pudéssemos acolher esses alunos com rendimento abaixo da média”, explica o secretário de Educação da Prefeitura de Itapissuma, Jesanias Rodrigues de Lima, que esteve presente no evento.
Em 2022, o programa PVE beneficiou cerca de 3.700 alunos da rede municipal de ensino no município. Além de Itapissuma, foram premiadas as cidades de Caçu (GO) na categoria Mobilização Social; Ouricuri (PE) e Xambioá (TO), na categoria Gestão Escolar; e Paracatu (MG) também na categoria Práticas de Gestão Educacional.