
A Receita Federal abre, nesta segunda-feira (17), o período para entrega da declaração do Imposto de Renda 2025. Entre as principais novidades deste ano estão a ampliação do limite de isenção e novas exigências para bens e rendimentos no exterior. O prazo para envio vai até 30 de maio, às 23h59. Já a opção de declaração pré-preenchida só estará disponível a partir de 1º de abril, devido a dificuldades internas da Receita, incluindo a greve dos servidores do Fisco.
A prioridade na restituição será para grupos já tradicionais, como idosos acima de 60 anos e pessoas com deficiência ou doenças graves. Além disso, contribuintes que optarem pelo Pix ou pelo uso da declaração pré-preenchida também terão prioridade no recebimento. “Esse incentivo pode reduzir a burocracia e agilizar a restituição”, explica o tributarista André Felix de Oliveira, da PUC-SP.
O preenchimento pode ser feito pelo Programa Gerador de Declaração (PGD) no site da Receita Federal, compatível com diversos sistemas operacionais. Quem optar pelo celular deve baixar o novo aplicativo da Receita, já que o “Meu Imposto de Renda” foi desativado. O cronograma de restituição prevê cinco lotes, com o primeiro pagamento em 30 de maio.