
Nesta terça-feira (12), Recife e Olinda comemoram, respectivamente, 487 e 489 anos de história. As cidades, conhecidas como “irmãs” por sua proximidade geográfica e coincidência na data de fundação, prepararam uma programação festiva que inclui uma variedade de atividades culturais, musicais e artísticas.
Recife e Olinda dividem o aniversário devido ao Foral de Olinda, um documento histórico publicado em 12 de março de 1537, que concedeu parte das terras do litoral à Câmara da cidade, estabelecendo-a como sede da capitania de Pernambuco. Emitido pelo donatário Duarte Coelho, o Foral de Olinda concedia direitos de posse de terras a determinadas pessoas, marcando assim o primeiro registro histórico das terras que hoje compreendem as cidades de Recife e Olinda.
Entre as atividades programadas para as comemorações no Recife, destacam-se a inauguração da estátua do poeta Miró da Muribeca na Avenida Rio Branco (17h), a exibição do filme “Manguebeat”, de Jura Capela, no Teatro do Parque (19h), e o espetáculo “Circo Science – Do Mangue ao Picadeiro” no Teatro de Santa Isabel (19h).
Já em Olinda, está prevista uma missa em celebração ao aniversário na Catedral da Sé (09h) e a concessão do título de Cidade Educadora, no mesmo local (15h30). A Praça do Carmo será palco de apresentações musicais ao longo do dia, incluindo artistas como Henrique Dias (17h), Bateria Auê (18h), Zuza Miranda (19h), Eu Quero Mais (20h), D’Breck (21h) e Dudu do Acordeon (22h).
A comemoração em Olinda tem, ainda, “gosto” de carnaval, com um cortejo protagonizado pelo Bloco do Munguzá, que partirá dos Quatro Cantos às 16h em direção à Praça do Carmo.