Médico Cardiologista; Fundador da SBAV PE - Sociedade Brasileira Amigos do Vinho; Atual presidente da ABS PE - Associação Brasileira de Sommelier.

A Uva Syrah

Em alguns posts vou escrever sobre as principais uvas viníferas.
As melhores uvas para a produção dos melhores vinhos, os vinhos finos, são conhecidas como vitis vinífera, como exemplo: Chardonnay, Cabernet Sauvignon, Pinot Noir, Merlot, Syrah, etc.

Hoje vou falar de uma das minhas favoritas, a Syrah, também conhecida como Shiraz.
É uma uva, pelo menos aqui no Brasil e em Recife, um pouco esquecida, na maioria dos restaurantes que vou, ou não tem ou apenas um ou dois vinhos produzidos com esta excelente cepa, que tem a potência, o corpo de uma Cabernet Sauvignon e explosão de aromas e elegância da Pinot Noir.

Nos cursos de Introdução ao Mundo do Vinho que faço, sempre levo um vinho com Syrah e sempre surpreende as pessoas, sempre é o mais elogiado e também quase sempre desconhecido.

Existem muitas teorias de onde surgiu a uva Syrah, uns acham que sua origem seja na Pérsia, hoje Irã, pois há uma cidade chamada Shiraz e que foi levada para França por um cavaleiro templário, que abandonou as Cruzadas, tornou-se um eremita e se alojou em uma montanha no Vale do Rhône.

No entanto, a Syrah é natural do Vale do Rhône e é um cruzamento natural entre a Mondeuse Blanche, uma uva branca, e a Dureza, tinta. Sua expressão máxima é no Rhône, mais precisamente em Hermitage e Cotê Rôtie, mas ela também se deu muito bem em vários países, como Austrália, Portugal, Chile, África do Sul e Brasil.

Seus vinhos são encorpados, muita fruta vermelha, floral (violeta) e especiarias, com ótima capacidade de envelhecimento. Para vocês terem ideia da importância dessa uva, a prestigiada revista Wine Spectator publicou em 1999 os 12 vinhos do século XX e dois vinhos foram da uva Syrah, um francês de Hermitage, Paul Jaboulet 1961 e um australiano, Penfolds Grange 1955.

Indicação de vinho:
Não poderia ser diferente, a indicação é o chileno, do Valle de San Antonio. A Matetic foi eleita a Vinícola do Ano de 2014 pela Revista Wine & Spirits, o Matetic Corralillo Syrah 2018, estagiou 14 meses em barricas de carvalho francês.

Cor: Rubi intenso
Nariz: fragrante, aromas de frutas vermelhas, negras e especiarias.
Boca: encorpado, taninos sedosos, acidez e álcool equilibrados, muita persistência.
Harmonização: carnes vermelhas e de caça e queijos curados (Prima Donna).
Onde encontrar: Grand Cru Recife
Comecem a degustar vinhos com a uva Syrah e comentem!
Paz e saúde

Médico Cardiologista; Fundador da SBAV PE - Sociedade Brasileira Amigos do Vinho; Atual presidente da ABS PE - Associação Brasileira de Sommelier.

Notícias relacionadas