A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), através Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde e Atenção Primária, realizou ontem (18) a “Formação de Multiplicadores da Profilaxia Pós-Exposição (PEP) ao HIV”. O evento aconteceu no Hotel Barramares, em Jaboatão dos Guararapes.
O encontro teve foco na capacitação e na atualização de profissionais de saúde sobre as recomendações para PEP, que consiste no uso de medicamentos para reduzir o risco de adquirir HIV, hepatites virais, sífilis e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
Na palestra, foi apresentado o Plano Estadual de Saúde 2020-2023. O programa propõe que cada região tenha uma unidade de saúde com atendimento especializado em PEP na modalidade 24h.
De acordo com Sarah Ribeiro, diretora geral de Vigilância Epidemiológica da SES-PE, serão formados cerca de 50 profissionais, entre médicos e enfermeiros, que ficarão responsáveis por compartilhar os ensinamentos aprendidos e auxiliarão ativamente no processo de implantação da PEP na rede assistencial de saúde como multiplicadores.
“Queremos ampliar a rede de assistência e fortalecer o acesso de pessoas que passaram por alguma exposição às situações como acidente ocupacional, relações sexuais desprotegidas ou até violência sexual”, explicou.
Segundo a diretora, a expectativa é de que até outubro deste ano, 26 unidades de saúde de urgência e emergência, entre UPAs e Hospitais Regionais, já disponibilizem este serviço.
O curso foi ministrado pelo médico infectologista Vinícius Vianey e pela equipe do Programa Estadual de ISTs, Aids e Hepatites Virais.