
A Prefeitura do Recife vai encaminhar à Câmara Municipal um projeto de lei que prevê auxílio emergencial de R$ 3 mil para os permissionários afetados pelo incêndio ocorrido no Mercado da Madalena, no último sábado (12). O projeto também propõe a suspensão da taxa de uso dos espaços durante o período de recuperação do local. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (14) pelo prefeito em exercício, Victor Marques, durante visita ao mercado. Ele também confirmou que as áreas não atingidas pelo incêndio retomam suas atividades a partir de hoje.
“A gente sabe que quem teve o seu negócio prejudicado tem pressa de voltar a trabalhar”, afirmou Victor. “Estamos liberando essa área já dois dias depois do incêndio, com segurança, e vamos garantir um auxílio para que os comerciantes impactados possam se manter até o retorno de suas atividades.” Segundo Gabriel Leitão, presidente da CONVIVA Mercados e Feiras, o objetivo da medida é garantir apoio e tranquilidade aos permissionários diretamente afetados. “Em breve, o mercado estará totalmente recuperado e mais forte para receber de volta seus trabalhadores e clientes”, disse.
O fogo foi controlado ainda na madrugada de sábado com a atuação do Corpo de Bombeiros. A Defesa Civil identificou três operações comerciais diretamente atingidas, que foram isoladas para realização dos reparos. No domingo (13), a Prefeitura deu início aos serviços de limpeza, retirou entulhos e restabeleceu a energia elétrica nas demais áreas do mercado. Durante o fim de semana, uma operação emergencial foi montada para garantir a venda de peixes e o funcionamento dos restaurantes da área externa.
Foto: Reprodução