
A Prefeitura do Recife deu início às obras de três reservatórios de drenagem no bairro da Imbiribeira, como parte do Programa ProMorar e das ações de macrodrenagem da Bacia do Rio Tejipió. Com um investimento de R$ 4,4 milhões, as intervenções têm como objetivo controlar o escoamento de águas pluviais, reduzindo alagamentos e promovendo maior resiliência urbana. Os reservatórios serão construídos nas ruas Itamaracá e Itacaré, com dimensões que variam de 70 metros de comprimento, 1,5 a 3 metros de largura e profundidade de até 70 centímetros.
Além dos reservatórios, a obra inclui a execução de melhorias viárias, como novas vias asfaltadas, recapeamento e implantação de sinalizações horizontais e verticais. Também serão construídos 2 mil metros quadrados de passeios com piso intertravado, ampliando a segurança e mobilidade dos moradores. “Este projeto reforça nosso compromisso com a melhoria da qualidade de vida dos moradores da Imbiribeira, ao proporcionar uma cidade mais preparada para os desafios climáticos e ambientais”, destacou João Charamba, chefe do ProMorar.
A escolha dos locais para os reservatórios levou em conta a topografia favorável e a ausência de pavimentação, permitindo operações sem a necessidade de bombas. Segundo a secretária executiva do ProMorar, Beatriz Menezes, o planejamento envolveu estudos de especialistas brasileiros e holandeses, realizados no ano passado. Os reservatórios operam de forma integrada ao ciclo das marés, acumulando água automaticamente quando a maré sobe e liberando-a em seguida, garantindo maior eficiência no controle de enchentes.
Fotos: Divulgação