Em Boletim Econômico divulgado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação em 2022, o Recife registrava um total de 323 empresas exportadoras, o que representa 37% do total das empresas que realizam exportações no estado de Pernambuco, isso sem levar em consideração as empresas eminentemente importadoras.
Entre os anos de 2013 e 2023, o Nordeste teve um crescimento de quase 60% no volume de exportações. O dado é do Boletim Comércio Exterior do Brasil e Região Nordeste (2013-2023), elaborado pela Coordenação de Avaliação e Estudos da Sudene, que traz informações sobre o desempenho dos nove estados nordestinos na balança comercial nacional, com dados sobre importações e exportações ao longo de 10 anos, e, claro, Pernambuco, está entre um dos Estados que mais contribui para esse resultado, junto da Bahia e Ceará.
Nada mais justo que reconhecer o trabalho das empresas que dedicam seus planejamentos para “tocar” o barco do comércio exterior, diante de todas as agruras enfrentadas dia após dia: seja em meio a pandemia, greve de entidades fiscalizatórias, altos custos dos fretes ou até a mesmo a falta de agilidade nas melhorias esperadas em infraestrutura nos portos e aeroportos.
Lembro que, ano passado, Gustavo Delgado, nossa “voz do comex”, logo após criarmos a ABDAEX, me indagou sobre o que eu achava da organização de um evento que premiasse profissionais do setor. Obviamente, achei fantástico! Afinal, seria uma oportunidade não só de reconhecimento, mas de abrirmos caminho para a criação de laços na área. Dentro da minha ingenuidade, contudo, acreditei que, superestimando, o projeto não abarcaria mais de 80 pessoas.
Até que… 1 mês antes do evento, Gustavo me ligava incrédulo com a quantidade de inscritos, superando nossas expectativas! Agora, seria necessário remodelar todo o projeto. Em poucos dias, um evento, a princípio, intimista, já contava com a participação de Autoridades Consulares, Representantes da Receita Federal, Secretários de Governo, Imprensa e patrocínios suficientes para sair do papel. Assim, nascia o “Destaque do Comex”, mais um filho nascido em terras Pernambucanas.
A mim, restou a mera divulgação… todo o mérito era do Diretor de Inovação e Tecnologia da ABDAEX, não à toa a inovação dos nossos eventos vem da mente criativa e tão agregadora de Gustavo, um pouco professor de todos nós.
Este ano, o “Destaques do Comex” chega à sua segunda edição, com a proposta de homenagear os profissionais de comércio exterior e celebrar o final do ano com confraternização e reconhecimento, o encontro acontecerá no dia 26 de novembro, no Cais Rooftop, em Recife, com previsão de mais de 250 participantes de todo o Brasil. A primeira edição, em 2023, reuniu mais de 200 pessoas, premiando Tradings, empresas importadoras, exportadoras, despachantes aduaneiros, mulheres de destaque na área, a voz mais popular do Comex, agentes de carga, fiscais alfandegários e Terminais Portuários.
Em um ambiente leve e festivo, o evento premiará os melhores do setor em 10 categorias, incluindo mais uma categoria, o “Estagiário Destaque”, a ideia é estimular, desde já, os profissionais que estão iniciando sua carreira em um setor tão desafiador (inclusive, você já conhece o ‘Comex Talent’?).
A premiação é feita em duas fases: a primeira por eleição aberta e a segunda com votação em lista fechada entre os três mais votados de cada categoria, até o momento já passamos de 1300 votos.
Entre os candidatos finalistas, vemos alguns nomes se firmarem entre os “queridinhos” do mercado, já que constaram no ranking do ano passado, como o Grupo Ribeiro e Mundial, Renata Abdala, Dra. Rejane Carvalho, Dr. Carlos Eduardo Oliveira, Tecon Suape e Duri Trading. Além dos novos e, também, fortes candidatos aos prêmios: Acumuladores Moura, Fricon, GD Comercial, FC Trading, ImportCargo, Movecta, Supporte Spplog, Grupo Krueguer, KPM Logistics, Ettica Trading, Asia Shipping, Ivone Malaquias, Luciana Padilha, Marcelo Ribeiro, Marco Oliveira e tantos outros…
Não é demais lembrar que, em agosto deste ano, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços promoveu uma etapa da construção da Política Nacional de Cultura Exportadora em Recife, com o objetivo de fortalecer o tema do comércio exterior nas agendas e prioridades dos atores locais, a partir da abertura de um espaço de aprendizado e construção conjunta. Nosso Estado não foi escolhido ao acaso. Aqui tem Destaques no Comex!
Em 2024, a ABDAEX trouxe o I Congresso de Direito Aduaneiro e Desenvolvimento Econômico do Nordeste, O Play na DUIMP, foi convidada para o debates da nova Lei do Comércio Exterior que tramita no Congresso Nacional, bem como da apresentação de pontos a serem melhorados na reforma tributária, apoiou o ‘Comex Talent’, o ‘Conversa com Contexto’, abriu portas para o diálogo dos associados com as autoridades aduaneiras, participamos do COLFAC/PE, de rodadas de negociações com outros países, da Rec N´play, dos programas da ADEPE, firmamos parcerias com universidades e programas de pós-graduação na área e encerramos o ano convidando vocês para o ‘Destaque do Comex’. Como associação, temos muito orgulho de dizer que trabalhamos em conjunto, ouvindo a necessidade do mercado, para que cada projeto que desenvolvemos, dentro ou fora da Associação, possa contribuir com a melhoria do ambiente de trabalho dos players do comércio internacional.
A propósito, aproveito o ensejo para deixar registrada minha gratidão a cada diretor que compõe nosso time: Celso Cavalcanti, Roberta Aragão, Edmilton Ribeiro, Gilberto Azevedo Lima, Vinícius Caldas, Rainier Michael e Gustavo Delgado. Ademais, convido você, que me lê agora, a se juntar a nós nessa empreitada associativa.
Agora, é tempo de premiar, celebrar e crescer em conjunto… O evento é de vocês, para vocês. Até dia 26/11.