
A Orquestra Sinfônica do Recife comemorou seus 95 anos com concerto gratuito na noite desta quarta-feira (30), no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, no Morro da Conceição. Durante a apresentação, o prefeito João Campos anunciou a abertura, ainda neste segundo semestre, de um concurso público para recompor os quadros da Orquestra e da Banda Sinfônica do Recife, ambas mantidas com recursos públicos e reconhecidas como patrimônios culturais da cidade.

“O Recife tem a Orquestra Sinfônica mais antiga em atividade contínua do Brasil e, para nós, também a melhor do país. Celebrar seus 95 anos aqui no Morro da Conceição é um gesto simbólico e importante, reforçando que a cultura deve estar presente em todos os cantos da cidade, não só no Teatro de Santa Isabel, mas também em espaços populares e afetivos como este”, afirmou o prefeito João Campos.
O edital, que atende a reivindicação dos próprios músicos, deverá ser publicado nos próximos meses e tem como objetivo renovar o quadro de instrumentistas e possibilitar dedicação exclusiva, além de estruturar o investimento público de forma planejada. “O último concurso para servidores efetivos das sinfônicas foi realizado há mais de 20 anos. É uma grande conquista para a cidade, que tem tanta tradição musical”, destacou a secretária de Cultura, Milu Megale. Marcelo Canuto, presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, acrescentou que “este concurso é a garantia de valorização da nossa Orquestra e da nossa Banda”, ressaltando o compromisso da gestão com a continuidade da formação de talentos e do público.