Olinda testa uso de patinetes elétricos para patrulhamento na orla

A Prefeitura de Olinda iniciou o uso de patinetes elétricos como ferramenta de patrulhamento na orla da cidade. Os equipamentos, utilizados pela Secretaria de Segurança Cidadã, estão em operação nas praias de Bairro Novo, Casa Caiada e Rio Doce, oferecendo mais mobilidade e agilidade aos agentes da Guarda Municipal. O projeto piloto, que ainda está em fase de testes, tem foco na sustentabilidade e poderá ser expandido para outras áreas da cidade.

Os veículos elétricos circulam por ciclovias e calçadões, permitindo maior cobertura em menos tempo. Os agentes utilizam equipamentos de proteção individual, como capacetes, cotoveleiras e joelheiras. A medida se soma a outras ações de segurança, como o Posto Integrado de Segurança da Avenida Marcos Freire, que conta com nove câmeras de alta definição operadas por uma central de videomonitoramento.

Além da tecnologia de vigilância, a cidade também está implementando o maior programa de iluminação pública de sua história, com a troca das lâmpadas convencionais por modelos de LED. “O uso de novas tecnologias causa impacto positivo e estamos atentos às inovações que possam fortalecer o trabalho ostensivo e de reforço aos órgãos de segurança pública do Estado”, afirmou o secretário de Segurança Cidadã, Cel Pereira Neto.

Foto: Reprodução

Notícias relacionadas