Ballet “O Conto da Aldeia Cigana” tem apresentação única no Teatro Barreto Júnior nesta quarta (17)

O espetáculo de ballet clássico “O Conto da Aldeia Cigana” será apresentado nesta quarta-feira (17), às 19h, no Teatro Barreto Júnior, no Recife. Produzida pelo projeto Aria Social, a montagem é inspirada no repertório “Paquita” e narra a história de amor entre a cigana Paquita e o conde francês Lucien, em meio a intrigas, paixões e disputas políticas. Os ingressos estão disponíveis na plataforma Sympla por R$ 15.

A peça conta com direção artística da professora Maria Inêz Lima e destaca a tradição cigana como elemento central da narrativa. A coreografia reflete o nomadismo e a absorção de diferentes culturas, ao mesmo tempo em que retrata o triângulo amoroso entre Paquita, Lucien e Iñigo, líder da aldeia cigana. “Na dança representamos tanto a riqueza dessa cultura milenar, que é vista como expressão de força da vida e liberdade, quanto os eventos em torno de disputas políticas da época e do triângulo amoroso dos personagens principais”, explica Maria Inêz.

Presidido pela bailarina Cecília Brennand, o Aria Social atua há mais de três décadas na arte-educação, atendendo atualmente 580 alunos da Região Metropolitana do Recife. O projeto é voltado a crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, formando bailarinos-cantores e oferecendo oportunidades de transformação por meio da dança, música e empreendedorismo.

Notícias relacionadas