
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE) firmou convênio com a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) para a criação da Escola do Consenso, lançada ontem (10), em cerimônia no Auditório Dom Hélder, no Recife. O projeto tem como objetivo estimular soluções jurídicas consensuais e práticas inovadoras de mediação, além de fortalecer a cultura de pacificação social e o acesso à justiça.
Durante a solenidade, a presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella, destacou que a parceria vai garantir espaço para a jovem advocacia. “Vamos criar um cadastro específico no Banco de Talentos da OAB-PE para que jovens advogados e advogadas possam atuar diretamente na Escola do Consenso. Isso garante segurança jurídica às atividades e amplia oportunidades de empregabilidade”, afirmou.
A Escola do Consenso contará com cursos, oficinas e serviços à comunidade por meio de uma câmara de mediação inspirada na metodologia da professora francesa Jacqueline Morineau. A iniciativa foi apresentada ao lado de representantes da Unicap e do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6), com a presença de magistrados, professores, advogados e estudantes.