Nasa confirma que vento solar pode produzir água na Lua

Uma simulação conduzida por cientistas da NASA confirmou uma teoria de mais de seis décadas: o Sol é uma fonte dos elementos que formam a água presente na Lua. O estudo, publicado na revista JGR Planets, demonstrou que o vento solar — fluxo de partículas carregadas emitidas pela estrela — pode reagir com o solo lunar e gerar moléculas de água, especialmente em áreas como o Polo Sul, onde há indícios de reservas de gelo.

Para realizar o experimento, os pesquisadores utilizaram amostras da missão Apollo 17, de 1972, e as expuseram a um vento solar simulado por vários dias, o que corresponderia a cerca de 80 mil anos de exposição na Lua. O processo revelou alterações químicas no solo, com marcas características da formação de água. Além disso, observou-se que a presença de moléculas varia ao longo do “dia lunar”, sendo mais intensa durante as manhãs e reduzindo com o calor.

A descoberta reforça a importância do vento solar como uma fonte contínua de água na superfície lunar e tem implicações diretas para futuras missões do programa Artemis, que pretende levar astronautas de volta à Lua. “Com apenas solo lunar e um bloco de construção do Sol, que está sempre liberando hidrogênio, existe a possibilidade de criar água”, destacou a cientista Li Hsia Yeo, do Centro de Voos Espaciais Goddard, da NASA.

Foto: Reprodução

Notícias relacionadas