Um mutirão foi realizado em 20 pontos estratégicos de Fernando de Noronha , na última sexta-feira (20), na programação do Dia Mundial da Limpeza, o Cleanup Day. A ação aconteceu em praias, trilhas e pontos turísticos da ilha. Foram contabilizadas 2,2 toneladas de resíduos.
Na coleta foram colhidos 429 quilos de lixo, como bitucas de cigarros, tampas, garrafas plásticas e de vidro, microplásticos.
No Porto de Santo Antônio foi feita também limpeza submersa e foram retirados da água 17 pneus, que pesaram 1,8 tonelada. Esses pneus são usados por embarcações para a proteção lateral dos barcos e às vezes caem no mar e viram lixo.
Na Praia do Sueste, que faz parte do Parque Nacional Marinho, o maior problema identificado foi o lixo oceânico, que chega com as correntes marinhas.
O engenheiro agrônomo Enildo Cardoso, que faz parte da equipe de Meio Ambiente da Administração da Ilha, participou da atividade e falou do trabalho.
“É um trabalho minucioso; a quantidade de microplástico é grande. Esse material chega em Noronha com as correntes marinhas, tem muita coisa do Continente Africano e da Ásia”, disse Enildo.
A bióloga Fabiane Vilela falou dos problemas do plástico. “O plástico é o que a gente encontra em maior quantidade. Ele vai se quebrando, vira microplástico e acaba consumido pelos peixes, se mistura ao sal marinho e o ser humano também consome esse plástico”, afirmou Fabiane.
Fonte: G1 Pernambuco