Mateus Sá inaugura galeria online com 20 anos de registros do patrimônio cultural de Pernambuco

Nesta quinta-feira (7), às 17h, o fotógrafo pernambucano Mateus Sá disponibiliza gratuitamente ao público uma galeria online com vídeo e fotos inéditas de seu acervo de mais de duas décadas, fruto do projeto “O acervo como fonte de pesquisa autoral”, incentivado pelo Funcultura. A iniciativa reúne um inventário de cerca de 10 mil peças analógicas — entre negativos coloridos e em preto e branco, slides e fotografias impressas — que, após 12 meses de identificação, higienização, digitalização, catalogação e acondicionamento, passam a ser acessíveis no site www.mateussa.com.

A nova galeria digital destaca um vídeo que combina making of e videoarte, mostrando os bastidores do inventário, e imagens inéditas de manifestações culturais e territórios de todas as regiões de Pernambuco — do Sertão à Zona da Mata, passando pelo Agreste, Região Metropolitana do Recife e Fernando de Noronha. Parte do material também será veiculada nas redes sociais (@mateussagaleria e @mateus_f11), servindo de base para futuros projetos e ações culturais.

Com foco na inclusão, o projeto contou com a Centrae – Soluções em Acessibilidade para oferecer legenda em Libras no vídeo e audiodescrição e texto alternativo nas fotos. Mateus Sá, especialista em Cultura e Comunicação e cofundador da Escola Livre de Imagem e do FotoLibras, é reconhecido por seu olhar sensível sobre povos indígenas, quilombolas, pescadores, romeiros e grupos de maracatu, caboclinho, bois, ursas, congadas e outras expressões populares pernambucanas

Notícias relacionadas